Maior competição de clubes da América do Sul, a Copa
Libertadores 2013 começa nesta terça-feira, ainda em sua fase
preliminar. Tigre-ARG e Deportivo Anzoátegui-VEN se enfrentam às 21h15,
no Estádio Monumental Victoria, enquanto o León-MÉX recebe o Deportes
Iquique-CHI, às 23h45.
| Pato, Luís Fabiano, Barcos, Zé Roberto, Ronaldinho e Fred garantem o favoritismo dos brasileiros/Montagem sobre foto Divulgação |
Com
seis representantes, o Brasil espera continuar a exercer a supremacia
conquistada nos últimos anos. Internacional (2010), Santos (2011) e
Corinthians (2012) venceram as últimas três edições da competição.
Porém, em número de títulos, os clubes brasileiros ainda estão longe dos argentinos. Os “hermanos” já conquistaram o caneco 22 vezes, contra 16 títulos brasileiros.
Em
campo entrarão 23 títulos da competição, conquistados por Nacional,
Palmeiras, Penãrol, Vélez Sarsfield, Corinthians, São Paulo, Grêmio, LDU
e Boca Juniors. O time xeneize, segundo maior campeão da Libertadores,
com seis títulos (perde apenas para o Independiente-ARG, que tem sete),
voltou a ser comandado por Carlos Bianchi, responsável por três títulos
(2000, 2001 e 2003). Sem o maestro e capitão do time, Riquelme, o Boca,
atual vice-campeão, reforçou seu elenco com ex-corintiano Martínez.
Maiores
vencedores uruguaios, Peñarol (cinco títulos) e Nacional (três títulos)
esperam voltar a figurar entre os grandes times da América do Sul. A
última conquista do país veio há 25 anos, em 1988, com o Nacional, que
este ano contará com a volta do atacante Loco Abreu, ídolo da torcida,
emprestado pelo Botafogo.
Regulamento
Passada
a fase preliminar, 32 times se dividirão em oito grupos. Os dois
melhores colocados de cada grupo se classificam para as oitavas de final
da competição. A edição deste ano apresenta uma novidade em relação à
punição por cartões. O jogador que receber três amarelos durante a
competição será suspenso por uma partida, a exemplo do que ocorre no
Campeonato Brasileiro. Até a edição do ano passado, o jogador que
recebesse o cartão amarelo era punido apenas com o pagamento de uma
multa.
Além da suspensão por acúmulo de cartões, que não serão
zerados em nenhuma fase da competição, a Conmebol também definiu que as
equipes poderão inscrever 30 jogadores, com direito a três alterações
nos inscritos antes das oitavas, quartas e semifinais. Durante a fase
preliminar da competição, no entanto, o limite de 25 jogadores – que
valia até o ano passado – será mantido. Caso vençam seus duelos e entrem
na fase de grupos, times como Grêmio e São Paulo poderão adicionar mais
cinco nomes à lista.
Fonte: Gazeta Esportiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.