A torcida tricolor não comemora um título desde o Campeonato
Brasileiro de 2008. Na noite desta quarta-feira, há uma grande chance de
findar o incomum jejum. No Morumbi completamente tomado, com quase 70
mil pessoas, o São Paulo decide a Copa Sul-americana contra o Tigre-ARG
podendo, ao fim do mata-mata, misturar o grito de adeus a Lucas com o
canto de campeão.
 |
Lucas fará sua última partida pelo clube; no ano que vem,
defenderá o Paris Saint-Germain, da
França/Sergio Barzaghi/Gazeta Press |
Para levantar o troféu na última partida de
Lucas com a camisa 7 tricolor, marcada para 21h50 (de Brasília), a
equipe brasileira depende de vitória simples, após ter empatado por 0 a 0
em La Bombonera, onde Luis Fabiano foi expulso ainda no primeiro tempo.
Um novo empate como mandante leva o duelo à prorrogação. Em caso de
igualdade também no tempo extra, a decisão vai para os pênaltis,
condição que motivou os são-paulinos a treinarem esse fundamento.
"Temos que tomar cuidado. É uma equipe perigosa, muito alta, forte na bola aérea, que chega junto. Em competições
sul-americanas, o juiz deixa o jogo correr. Também vão entrar para
ganhar, e final é decidida em detalhes. Quem errar menos vai sair com o
título", diz o meia-atacante de 20 anos, que, como profissional, tem sua
primeira oportunidade de colocar uma medalha no pescoço.
Oportunidade
que, ele sabia desde o meio da temporada, quando foi negociado com o
Paris Saint-Germain ao valor recorde de 43 milhões de euros, que seria a
última pelo clube que o revelou, em 2010, pois o time, já naquela
época, estava bem distante da disputa pelo título brasileiro – por conta
de excelente reação mais tarde, conseguiu a vaga para a fase preliminar
da Libertadores."Na hora em que assinei o contrato,
passou tudo pela minha cabeça. Todas as dificuldades que passei desde
que saí de casa, aos 13 anos, para morar com pessoas que nunca tinha
visto na vida, longe da família, longe de tudo. Mas fiquei tranquilo
porque sabia que tinha mais seis meses para ajudar o São Paulo a ser
campeão", comentou o jogador, coçando a cabeça e se policiando para não
chorar.
A despedida de Lucas, porém, é só um pano de fundo
da partida, a qual, para os são-paulinos, vale muito mais para voltar a
festejar. Tricampeão mundial e invicto até aqui na competição,
o São Paulo é favorito absoluto frente a um oponente que disputa uma
final continental pela primeira vez em seus 110 anos de história e que
fez má campanha na Argentina.
"A responsabilidade é toda
nossa. Temos que ir a campo para fazer (confirmar) isso. Temos todas as
armas para vencer o jogo", reconhece o técnico Ney Franco. "Por outro
lado, a gente tem vários exemplos de equipes que tecnicamente eram
colocadas como inferiores e ganharam títulos. Já passei por isso ao
vencer o Campeonato Mineiro de 2006 pelo Ipatinga, contra o Cruzeiro, no
Mineirão com 70 mil torcedores rivais. O que vale é o jogo, o
presente".
 |
Donatti e Luis Fabiano foram expulsos no jogo de ida
da final do torneio por se envolverem em confusão |
Sem contar com Luis Fabiano, que prejudicou a produção
da equipe ao receber cartão vermelho aos 13 minutos do jogo de ida, o
treinador resolveu apostar em Willian José. Assim como Lucas, o jovem
atacante se despede do clube nesta temporada. A diferença é que, em seu
caso, a diretoria não teve interesse em renovar seu contrato, e ele foi
liberado para negociar com outra equipe. Mais do que isso, foi vaiado
várias
"É
nosso artilheiro na competição (com três gols), está emocionalmente
preparado, querendo jogar. Espero que não só ele como todos os jogadores
possam ter uma noite feliz, bem tecnicamente, para conseguir o título.
Ele está se mostrando muito confiável e preparado para o jogo", minimizou o comandante são-paulino.Pelo
Tigre, que abusou de catimba em Buenos Aires e também de entradas mais
violentas, também haverá uma única ausência: o zagueiro Donatti foi
expulso ao acertar um soco no braço de Luis Fabiano, o qual, por sua
vez, deixou o campo mais cedo ao tentar o revide. O restante da equipe é
o mesmo que fez um primeiro tempo totalmente defensivo, mas que
assustou a defesa brasileira com bolas alçadas à área na etapa
complementar.
"Esperamos chegar forte novamente na grande final,
porque é o nosso estilo de jogo. Luis Fabiano dentro de campo é um
grande personagem, e é bom para nós que ele não jogue. Quanto a nós
perdemos na bola parada, que é um dos principais recursos do time, sem
mim, que sempre vou ao ataque", analisou Donatti, que, tal qual Luis
Fabiano, está fora de um eventual pôster de título, mas mesmo assim irá
com sua delegação para o Morumbi.
"Decidi acompanhar meus
companheiros ao Brasil porque acredito que eles sempre estiveram ao meu
lado, me ajudaram em tudo. Esta partida será importante, e eu quis
retribuir", completou o defensor e capitão do Tigre, já na capital
paulista.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X TIGRE-ARG
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 12 de dezembro de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Assistentes: Francisco Mondría (CHI) e Carlos Astroza (CHI)
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson e Jadson; Lucas, Osvaldo e Willian José
Técnico: Ney Franco
TIGRE: Albil; Paparatto, Echeverría, Godoy e Orban; Galmarini, Díaz, Ferreira e Leone; Botta e Maggiolo
Técnico: Néstor Gorosito
Fonte: Gazeta Esportiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.