NOSSO DESTAQUE!

SITE NO AR!

OLÁ Agora estamos somente no endereço: www.esportecomjorgeroberto.com.br

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TERRA DO CONTESTADO VIRA CAPITAL DO ESPORTE DE SANTA CATARINA

Os cem anos do início da Guerra do Contestado, conflito que começou no dia 12 de outubro de 1912, foi o tema central da cerimônia de abertura da 52ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na noite desta terça-feira (6) no Parque das Araucárias, em Caçador, no Meio-Oeste do Estado. Com o slogan “A batalha agora é por medalhas”, todo o foco foi valorizando o esporte e destacando a sua importância para a saúde e a educação da população e, principalmente, por ser uma forma de união entre os povos.
O cerimonial de abertura foi comandado pela jornalista Sônia Bridi, da Rede Globo, que é natural de Caçador, e que já disputou os Jasc na modalidade de handebol. A parte musical do evento, inclusive a execução do Hino Nacional, ficou por conta da tradicional Banda Marcial Aurora, da Fundação Municipal de Cultura, que conta com 90 integrantes. O desfile das delegações começou com os representantes de Brusque, município berço dos Jogos Abertos, e encerrou com a cidade-sede desta edição. Esta é a segunda vez que os Jogos Abertos são realizados em Caçador. A primeira foi em 1978.

Acompanhe AQUI a programação desta quarta-feira!

Depois da apresentação de representantes de todos os municípios classificados, o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc, Araí Stélio Fávero, disse que o município de Caçador estava orgulhoso por organizar os Jogos Abertos, “O legado mais importante é o exemplo que os atletas, que são as principais estrelas desse espetáculo, vão deixar para toda a comunidade de Caçador”.
Já o prefeito de Caçador, Imar Rocha, depois de agradecer pela presença das autoridades, da dedicação dos servidores municipais para que as obras fossem concluídas à tempo, e aos responsáveis pela organização do evento pelo trabalho incansável, fez um discurso emocionado: “Estamos vivendo o momento que marca os 100 anos do início da Guerra do Contestado. Há 100 anos a batalha foi dos nossos caboclos. Mais de 10 mil morreram na luta pelas terras. A batalha, agora, é por medalhas”, reforçou, lembrando que Caçador passou a ser, desde esta terça-feira, a capital catarinense do Esporte. “Esses Jogos Abertos são uma demonstração de que nós, gente do Contestado, podemos fazer uma festa para todo o Estado”, completou, sob aplausos.
O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, lembrou que “O Governo do Estado é parceiro do município nesta grande festa do esporte, que se caracteriza por revelar talentos para o mundo todo”. E, dirigindo-se aos atletas, reforçou: “O esforço e o suor de cada um de vocês para vencer será um sinal de confraternização, de congraçamento”.
O acendimento do fogo olímpico, um dos marcos dos Jogos Abertos, contou com a participação de quatro atletas. Taylor Fischer, que começou na equipe de handebol de Caçador e agora está encerrando a carreira de atleta, deu a largada ao aparecer erguido sobre a multidão por uma espécie de guindaste. Depois, passou a pira olímpica para as mãos de Roberto Cavalett, da equipe de bolão 16 de Caçador, que participa dos Jasc desde 1994. Em seguida, quem carregou o fogo foi Luiz Giacomelli, da equipe de bocha do município-sede. E quem acendeu o fogo simbólico foi Lui Mauriki, de 18 anos, do atletismo de Caçador, campeão e recordista nas provas de 400m e 800m dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina deste ano, realizados em Curitibanos.
Depois de aceso, a fogo fez uma espécie de voo sobre a plateia e foi arder no alto de um palanque erguido entre duas araucárias, árvore símbolo da região. O juramento do atleta foi feito por Eliete D’Agostini, da equipe de bolão 16 de Caçador. A cerimônia, que durou uma hora e 10 minutos, foi encerrada por Eduardo Pinho Moreira, enquanto a população curtia um show pirotécnico ao som da banda local Espaço Restrito.
Depois da festa de abertura, a batalha nas quadras, nas pistas, nas canchas e nos campos de futebol de Caçador começa nesta quarta-feira (7), em 10 modalidades: atletismo, bocha, bolão 16, ciclismo (com a prova de cross country), karatê, punhobol, taekwondo, tênis, tênis de mesa e xadrez. A competição reúne aproximadamente 4,5 mil atletas de 83 municípios, que disputarão 47 troféus em 26 modalidades até o próximo dia 17.
Apesar das competições em Caçador começarem apenas nesta quarta-feira, a natação já foi disputada, em Blumenau, em atendimento ao artigo 15 do regulamento técnico da competição, e foi vencida por Florianópolis entre os homens e por Joinville entre as mulheres. Com o terceiro lugar nas disputas femininas, a Capital, atual tricampeã da competição, começou os Jasc com 21 pontos, seguida de Joinville com 16; e de Itajaí, com 11.
Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.

Fonte: Fesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.

CONFIRA AS MATÉRIAS MAIS VISTAS NA SEMANA

ENTREVISTA NA RIC RECORD SOBRE O TROFÉU CRAQUES DO ESTADUAL. ACOMPANHE!

ACOMPANHE O INSTITUCIONAL DO ESTADUAL DE FUTSAL 2014