Reunião definiu o campeonato de 2012 Foto: Arquivo/FC |
A novidade foi a redução do número de datas limites impostas pela CBF, de 24 para 23. Assim, o Catarinense será disputado em 22 rodadas. Ao contrário do que foi insinuado pela Associação de Clubes nos últimos meses, o campeonato terá apenas 10 equipes e não 12. Sendo assim, Concórdia e Imbituba estão confirmados na Divisão Especial de 2012.
O regulamento também sofreu alterações, com a extinção dos mata-matas em cada turno, tendo apenas um geral. Outra mudança será a adoção de pênaltis como critério final de desempate na decisão, ainda mantendo o saldo de gols. O rebaixamento ainda será discutido nos próximos dias, sendo divulgado o regulamento 45 dias antes do início do campeonato.
A primeira rodada terá Metropolitano x Brusque, em Blumenau; Chapecoense x Avaí, na Arena Condá; Figueirense e Marcílio Dias, no Orlando Scarpelli; Atlético-IB x Criciúma, na Baixada, e Joinville x Divisão Especial 2, na Arena Joinville.
Regulamento detalhado
O campeonato será dividido em dois turnos distintos mais uma fase semifinal e outra final. O turno e returno serão disputados no sistema de pontos corridos, todos contra-todos, com o turno com os jogos de ida e o returno com os jogos de volta. Cada turno terá um campeão, que será a equipe com maior pontuação. Ao início do returno, a pontuação será zerada.
As semifinais contarão com os campeões do turno mais as duas melhores de índice técnico na classificação geral, somando turno e returno. A final terá os vencedores das semifinais. As duas fases mata-mata serão disputadas em dois jogos, valendo saldo de gols e, em caso de empate, nas semis, os campeões dos turnos terão vantagem de dois resultados iguais. Na final não haverá vantagem e, sim, pênaltis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.