Atletas do Ypiranga erguem a taça Foto: Sadi Reckzieg |
Agora, as duas equipes representarão o Oeste do estado nos cruzamentos do Estadual de Amadores 2012. Confirmando o total descaso da Federação Catarinense de Futebol que foi visto durante todo o ano, não há datas, nem fórmula, nem mesmo se sabe os times que disputarão a competição. A Fase Oeste foi organizada pela Liga Esportiva Oeste Catarinense, de Joaçaba.
O jogo
Com o Estádio da Montanha, em Itapiranga, totalmente lotado, o domingo de calor e sol forte era o cenário perfeito para uma decisão de gigantes do amadorismo catarinense. E com apenas 30 segundos de partida, quase se repete a história do jogo de ida, quando o Ypiranga vencera por um a zero, em São José do Cedro. Outra vez Engel falhou, recuou bola apertada e Pedro Paulo teve que salvar.O time da casa havia chutado apenas uma vez a gol, e o Ypiranga era melhor no jogo. Mas aos 30 minutos, Jean recebeu atrás da linha de volantes cedrense, avançou pela direita e bateu de canhota da entrada da área. A bola rasteira venceu o goleiro Rudimar e a fanática torcida do Cometa explodiu na Montanha: um a zero para o Leão.
Os visitantes abalaram-se com o gol. Com espaços para o contra-ataque, o Cometa saiu atrás do segundo gol, que lhe daria mais um título. Acuado, o Ypiranga não suportou a pressão. Aos 39, Jean bateu escanteio, o goleiro Rudimar e a zaga atrapalharam-se, e a bola sobrou para Geovan, que bateu contra a defesa. Mas no segundo rebote, Jair Müller bateu colocado e fez o segundo gol do time itapiranguense.
Parecia uma questão de tempo para o Cometa ampliar e garantir as faixas. Mas justo quando não estava bem em campo, o Ypiranga buscou o seu gol. Maurinho avançou aos trancos e barrancos pelo lado esquerdo, a bola sobrou dentro da área, Pedro Paulo não agarrou, e no rebote o artilheiro Beltrão mandou para o gol vazio, aos 44 minutos de jogo. Foi o décimo segundo gol do artilheiro da competição, fazendo 2 a 1, resultado que levaria a decisão para os pênaltis.
Segundo Tempo
A tensão que marcaria o retorno para o segundo tempo confirmou-se logo. Com apenas um minuto de partida, Beltrão escorou de dentro da área para Maurinho, que dividiu e recuou para Alemão. O volante acertou um petardo de perna esquerda na gaveta de Pedro Paulo e empatou o jogo. A torcida do Ypiranga, que lotou o seu espaço na Montanha, foi ao delírio.
O Cometa partiu para o abafa, pois o empate dava o título ao Ypiranga. Sandro acertou a trave aos 14, e Geovan teve a grande chance após escanteio aos 29. No entanto, o chute à queima-roupa parou em grande defesa de Rudimar. Na sequência, Carlão foi para o jogo no Ypiranga. E aos 35 minutos, falta em cima de Leandrinho, na meia direita. Carlão bateu de perna esquerda, no ângulo de Pedro Paulo, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. Sensacional virada do time de São José do Cedro: 3 a 2 no placar.
A torcida calou-se e o time do Cometa sentiu o baque dentro de campo. Só voltou a finalizar aos 44, quando Ivonei bateu à direita do gol. Não havia mais tempo para reação. O torcedor cedrense, há trinta anos com o grito de campeão entalado, entrou no campo da Montanha para comemorar com seus jogadores. Ypiranga, Campeão Estadual de Futebol Amador – Fase Oeste 2012.
colaboraram: Lucas Matias e Samaroni Müller - Rádio Integração - SJ Cedro
Ficha técnica: Cometa 2x3 Ypiranga
Local: Montanha, em Itapiranga (SC).Data: 12/08/2012 (domingo).
Horário: 15h (de Brasília).
Arbitragem: João Fernando da Silva (SC), auxiliado por Clair Daper (SC) e Clóvis Gugel (SC).
Cartões Amarelos: Engel, Jean(Cometa), Alemão, Maurício e Leandrinho (Ypiranga).
Gols: Jean, aos 30/1T, Jair Müller, aos 39/1T (Cometa) e Beltrão, aos 44/1T (Ypiranga). Alemão, a 01/2T e Carlão, aos 30/2T (Ypiranga).
Cometa
Pedro Paulo; Tarcísio (Boca), Alexandre Gaúcho, Engel e Jorginho (Sandro); Edson Negão (Marcelo), Ivonei, Jean e Jair Müller; Lírio e Geovan.
Técnico: Valentim Lauschner.
Ypiranga
Rudimar; Joel, Zangalli, Benetti (Diego Lazari) e Ivo; Alemão, Pandolgo, Maurício e Leandrinho; Maurinho (Carlão) e Beltrão (Zanin).
Técnico: Itacir Barba Balbinot.
Fonte: FutebolSC
daleeeee ypiranga
ResponderExcluir