Grêmio busca vitória contra o São Luiz Crédito: Arthur Puls |
Escalado num 3-6-1, o São Luiz entrou com o propósito único de se defender e segurar um empate. Mesmo sem grande imaginação, só o Grêmio jogou no primeiro tempo. Com a vantagem de 1 a 0, o Tricolor diminuiu o ritmo e deixou o São Luiz gostar do jogo. A falta de qualidade da equipe visitante impediu que a pressão fosse maior, e o resultado positivo foi assegurado.
Com a vitória, o Grêmio sobe para 6 pontos, mas permanece fora da zona de classificação para a segunda fase da Taça Piratini - está em 6º lugar. Já o São Luiz, que chegou a três jogos sem vitória, é também o 6º colocado no seu grupo, com apenas 4 pontos.
A vitória dá mais confiança ao time de Caio Júnior para o Gre-Nal de domingo, no Estádio Olímpico, às 19h30. O São Luiz volta a campo também no domingo, mas às 17h: visita o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale.
O jogo - Pelas escalações, a tônica do jogo seria clara: o Grêmio, num ofensivo esquema com três meias e dois atacantes, viria para cima do São Luiz, que jogou num 3-6-1 extremamente cauteloso, pois veio com vários desfalques a Porto Alegre. No primeiro tempo, o Tricolor atuou o tempo todo dentro do campo adversário, mas tinha dificuldades em criar chances, tal a competência com que se defendia o time de Ijuí.
A primeira chegada com real perigo ocorreu somente aos 23 minutos: Mário Fernandes tabelou bem com Leandro e entrou na cara do gol, mas Vanderlei saiu bem e evitou a conclusão. Foi Leandro, aliás, a principal arma do Tricolor no primeiro tempo: com boas arrancadas pela ponta esquerda, envolveu os defensores. No entanto, a má atuação de Marco Antônio pelo lado direito comprometeu a movimentação por aquele setor.
Aos 26, Leandro recebeu em velocidade e foi derrubado na meia da lua, mas caiu dentro da área, confundindo o árbitro, que marcou pênalti. No entanto, Kleber bateu fraco, e Vanderlei espalmou pela linha de fundo. Cinco minutos depois, Júlio César foi puxado dentro da área. Desta vez foi pênalti, mas Jean Pierre Gonçalves Lima ignorou as reclamações dos jogadores do Grêmio.
O Grêmio seguiu martelando. Aos 32, Mário Fernandes chutou forte, Vanderlei rebateu e Leandro não conseguiu concluir no rebote. Aos 40, Marcelo Moreno deixou Kleber na cara do gol com um passe perfeito de letra. O Gladiador só teve o trabalho de deslocar Vanderlei e correr para o abraço: 1 a 0.
Com o meia Adriano Paulista no lugar do volante Da Silva, o São Luiz voltou com proposta um pouco mais ofensiva para o segundo tempo. Aos três minutos, o time de Ijuí teve seu primeiro ataque no jogo, um chute de longe defendido por Victor. O Grêmio, porém, seguiu dominando: no minuto seguinte, Leandro invadiu a área pela direita e chutou com perigo, por cima.
Na sequência, Kleber perdeu dois gols feitos: aos 10, Marquinhos bateu escanteio no segundo pau, o Gladiador cabeceou firme e Vanderlei espalmou pela linha de fundo. Dois minutos depois, ele recebeu belo cruzamento de Marcelo Moreno e se esticou, mas o tiro saiu por cima, de dentro da pequena área.
O técnico Gelson Conte colocou seu time ainda mais para a frente com a entrada do atacante Douglas no lugar do zagueiro Marcelo Mineiro, aos 17. O time de Ijuí viveu seu melhor momento no jogo: não criou chances reais, mas rondava a área gremista o tempo todo, encurralando o time de Caio Júnior, que parecia satisfeito com a vantagem mínima.
O desconforto gremista durou menos de dez minutos. Aos poucos, o time foi reencontrando os espaços. Aos 24, Marcelo Moreno conseguiu escapar num contra-ataque e lançou Leandro, mas o zagueiro conseguiu o corte na hora em que o atacante gremista armava a conclusão. Três minutos depois, Vanderlei fez duas defesas em chutes de Kleber e Marco Antônio. No minuto seguinte, foi Marcelo Moreno que obrigou o goleiro a boa defesa. Vanderlei espalmou outro bom chute do centroavante gremista aos 29.
Com a chuva, arriscar chutes longos era a ordem. A primeira chance real de gol do São Luiz ocorreu aos 31 minutos do segundo tempo: Kim arriscou de longe e a bola passou perto, assustando Victor. Aos 34, o goleiro gremista espalmou chute forte de Danilo, também de fora da área. Três minutos depois, Douglas bateu novamente de longe, e Victor fez ótima defesa de mão trocada. Aos 38, foi o Grêmio que arriscou: Fernando bateu falta no ângulo, mas Vanderlei salvou.
Nos outros jogos desta quinta-feira, o Pelotas conseguiu sua primeira vitória no Gauchão: 1 a 0 sobre o Ypiranga, em casa. Já o Caxias perdeu os 100% de aproveitamento ao empatar em casa com o Santa Cruz, num decepcionante 1 a 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.