Duas equipes que ainda não venceram após a parada para a Copa do Mundo decidem nesta quinta-feira uma das quatro vagas brasileiras para as oitavas de final da Copa Sul-americana. Após empatarem por 1 a 1 no Estádio Serra Dourada, Grêmio e Goiás voltam a se enfrentar, desta vez em Porto Alegre, a partir das 19h30 (de Brasília). Um empate sem gols classifica os gaúchos.
O Grêmio, em crise técnica desde a eliminação para o Santos na semifinal da Copa do Brasil, estreará novo treinador. Renato Gaúcho deixou o Bahia na terça-feira para realizar o maior sonho de sua carreira: comandar o seu time de coração.
"Estou sem palavras. Será a realização de um sonho treinar o Grêmio depois de ter sido jogador do clube", comentou Renato, herói dos gremistas por ter feito os dois gols que deram ao tricolor seu maior título, o Mundial Interclubes de 1983.
O antigo comandante, Silas, foi demitido após a derrota em casa para o líder Fluminense, no último domingo, por 2 a 1. Com ele, saiu também o assessor do futebol Luiz Onofre Meira, substituído por Alberto Guerra. Renato, que desembarca no final da manhã desta quinta em Porto Alegre, conversou com o auxiliar Andrey Lopes por telefone para discutir a escalação que mandará a campo em seu primeiro compromisso. Mesmo assim, comandará o time do banco de reservas normalmente.
"O Grêmio sempre se notabilizou por utilizar muito as categorias de base. A ideia a partir de agora é utilizá-las ainda mais" destacou Andrey, que salientou ainda a possibilidade de que novos jogadores subam para o time principal.
Assim, o Grêmio deve mandar a campo quatro atletas formados na base do clube: o goleiro Marcelo Grohe, o zagueiro Neuton, o volante Willian Magrão e o meia Maylson. Criticado por não ter solidez defensiva nos tempos de Silas, o time proposto por Andrey e Renato deve entrar num 4-5-1, a exemplo do que muitas seleções praticaram na Copa do Mundo, com dois volantes, três meias e um atacante. Trata-se de um esquema novo para o Tricolor nesta temporada. O time atuou na maior parte do tempo em um 4-4-2, mas vinha, nos últimos jogos, adotando o 3-5-2.
O Goiás, a exemplo do Grêmio, dá valor à Copa Sul-americana e precisa de vitórias para espantar o mau momento. A equipe ocupa a 17ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro, um ponto à frente do Tricolor gaúcho.
Depois de um começo difícil no Brasileirão, os goianos enfileiraram quatro partidas de invencibilidade, sendo três vitórias consecutivas antes do Mundial da África do Sul. Como o rival de hoje à noite, a parada de um mês parece não ter feito bem aos esmeraldinos, que conseguiram apenas quatro empates e três derrotas desde que o campeonato recomeçou, há quatro semanas - incluído o empate com o Grêmio no confronto de ida da Sul-americana.
Mesmo precisando da vitória ou de um empate com placar superior a 2 a 2 em Porto Alegre, Emerson Leão não alterará a cautelosa formatação tática de sua equipe. As novidades com relação ao time que empatou domingo com o Palmeiras, pelo Brasileirão, são o volante Wendel Santos (que também não atuou no primeiro jogo contra o Grêmio), improvisado como lateral-direito, e o centroavante Rafael Moura.
Diante de um meio mais defensivo, a alternativa para Leão será explorar os lados do campo, especialmente com o experiente lateral-esquerdo Júnior, pentacampeão com a seleção brasileira em 2002. A ideia de explorar a ansiedade do Grêmio, que também vive crise, será trabalhada. Deste modo, a tendência é que o Goiás, mesmo precisando buscar o resultado, atue fechado e explore eventuais espaços concedidos pelo time gaúcho para contra-atacar.
A equipe que passar neste confronto garante vaga nas oitavas de final da Copa Sul-americana. O adversário de Grêmio ou Goiás sairá do confronto entre o Peñarol e o vencedor do duelo preliminar entre Barcelona de Guayaquil, do Equador, e Universidad César Vallejo, do Peru.
NOSSO DESTAQUE!
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CONFIRA AS MATÉRIAS MAIS VISTAS NA SEMANA
-
Numa partida eletrizante nesta quinta feira , o Mafra Futsal Ferromax não suportou a excelente equipe do ADV Videira e sucumbiu pelo pl...
-
Realizada na tarde de hoje, a primeira reunião arbitral para a Copa Vanguarda 20 anos. A competição é regional e será disputada nas sedes de...
-
A Federação Catarinense de Futsal definiu a primeira rodada do Campeonato Catarinense da Divisão Especial 2016. Com 12 clubes participa...
-
Vitória coloca o Figueira novamente na briga pela permanência Foto: Luiz Henrique/FFC A vitória d...
-
Após a vitória diante da equipe do Juventude no Índio Condá, a Chapecoense começou, nesta segunda, a preparação para a partida do próximo d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.