| Jorge Roberto presente no congresso técnico da FCFS |
Estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira na capital do
Estado, equipes para a disputa do Estadual da Primeira Divisão de Santa
Catarina.
Treze equipes devem participar da competição, mas até o momento
onze equipes estão confirmadas.
Estiveram presentes no congresso, Mafra Futsal, Futsal São
Miguel, Botafogo de Canoinhas, CRE Xaxiense, Adesp Pinhalzinho, AD/Saudades,
Futsal SLO, ADV/Videira, Grêmio Falcões, Joaçaba Futsal e Acemig Ituporanga. ACBV de Lages e Inter de Lages devem confirmar na segunda-feira.
| Dirigentes marcaram presença/Foto: Jorge Roberto |
A competição teve mudanças nos critérios da competição. As equipes jogam em turno e returno.
No turno, classificam-se oito equipes para fase
mata-mata onde o campeão do turno já
está classificado para a grande final.
No returno acontece
da mesma forma classificando-se os oito primeiros até conhecermos o campeão do
returno.
Se a mesma equipe conquistar o turno e returno, a mesma já
estará classificada para a grande final, onde seu adversário será conhecido
pelo índice técnico.
Neste ano, apenas duas equipes se classificam pelo índice
técnico.
Referente aos cartões
o jogador que chegar com dois
cartões no final do turno e returno, zeram os para a fase mata-mata.
| Equipes do Oeste superam presença no Estadual/Foto: Jorge Roberto |
Outra mudança será nos horários dos Jogos: Os horários padrões
serão ás 20hs15.
A previsão de inicio da competição será no dia 18 Maio de
2013
COPA SANTA CATARINA
Onze equipes também participarão da Copa Santa Catarina, que terá seu inicio no dia 23 de março com a participação de
Chapecoense, Blumenau, Caça e Tiro, Futsal SLO, Cre Xaxiense, AD/Saudades, ADV/Videira,
Adesp Pinhalzinho , ASME São Miguel do Oeste, Mafra e Futsal Rio do Sul.
Chave A
AD/Saudades, Adesp Pinhalzinho , ASME São Miguel e Futsal
SLO
Chave B
Chapecoense , ADV/Videira
e CRE Xaxiense
Chave C
Futsal Rio do Sul, Mafra, Blumenau e Caça e tiro
Classificam três de cada chave de 4 e dois da chave de 3, totalizando oito
equipes que iniciam a fase mata-mata até conhecermos o campeão de 2013.
Créditos: Jorge Roberto - DRT 006485
Essa federação é uma vergonha, tem um grande campeonato na primeira divisão de 2012, briga por vagas e título, para o campeão da mesma não subir para a divisão especial. Onde esta a tal multa suspensão das equipes sempre dita no ano passado. ADV lamentável, dinheiro para primeira tem mas para a especial não? como pode isso, é time de primeira divisão mesmo com jogadores de nível de primeira divisão, vergonha.
ResponderExcluirConcordo com o amigo,tanto se fala em se tornar o futsal uma modalidade de respaldo, mas como isso vai acontecer...se as nossas federações aceitam tudo,vergonha mesmo, e esse ano? quem ficar campeão e não quiser subir pra especial nem se preocupe, a federação da um "geitinho" e tapa o sol com a peneira novamente, senão tem condições de subir no próximo ano nem participe, vai participar de campeonatos amadores....VERGONHA e principalmente falta de respeito com as outras equipes..........
ResponderExcluirPessoas que não estavam presentes no congresso não podem vim aqui falar coisas que não sabem, a equipe de Videira esteve presente no congresso e explanou suas questões financeiras para não jogar a especial, onde as viagens são mais longas, tendo de viajar um dia antes, despesas com hotel, hospedagem,onde na primeira por a maioria das equipes serem do Oeste eles podem viajar no dia com menos custos, nós equipes da especial,entendemos a situaão deles e votamos a favor da equipe de Videira não jogar a especial neste ano, sendo convidada para entrar no ano de 2014 se forem bem na classificação da primeira neste ano, não foi a Federação, mas sim os clubes que abriram uma excessão neste ano para a equipe de Videira, já sendo acordado que em outros anos não mais teremos isso,a equipe que subir terá obrgatoriedade de disputar a especial, espero ter explicado + ou - a situação. abraço
ResponderExcluiré... essa questão de distância e viajar um dia antes nao da pra dizer que seja uma dificuldade.... olha o time do mafra e araquari... são as unicas aqui no leste e que fazem viagens cansativas até são miguel. videira, são loureço.... claro o custo é maior... mas sempre se da um jeito.
ResponderExcluirmafra quando foi pra são miguel, sairam na sexta as 10 da noite dormiram no propio onibus e la na cidade ficaram em uma escola! isso nao é desculpa
e poco importa esse ano MEU MAFRA vem com tudo!! seguranois
ResponderExcluirConcordo com todos os comentários e minha opinião sobre a FCFS, é de que a cada ano, deixa mais a desejar, e o que mais me incomoda são as formas de disputa das competições que anualmente acontecem no Estado, mas isso é assunto para outro título. Hoje deixo meu comentário, apenas para acrescentar ao deixado por “Ricardo Reche”, cidadão consciente e que sabe o que está falando, mas como disse para acrescentar informações, não é obrigação da equipe de Videira (ADV/Sicredi), muito menos da equipe de Lages,(Clube Caça & Tiro), participarem da Divisão Especial em 2013. Isso por que a Federação pode e deve lançar novas regras nas edições seguintes de competições promovidas por ela, mas porém essas regras não podem ser cobradas das equipes que disputam estas mesmas competições no mesmo ano em que foi criada. A regra que exigia que o campeão e o vice da Primeira Divisão fossem obrigados a participar da Divisão Especial no ano seguinte, foi criada em 2012, e de acordo com as regras da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) as regras a partir do momento que entram em “em vigor”, dão 2 anos como prazo para que as equipes se adaptem a nova realidade, neste caso a Assossiação Desportiva Videirense, usa desse benefício, para que não tenha que fechar as portas ou então ficar com a fama de equipe que não honra com seus compromissos mensais com seus atletas, fato que não é difícil de se encontrar em Santa Catarina.
ResponderExcluirÉ O SEGUNDO ANO CONSECUTIVO QUE EQUIPES QUE TERIAM QUE SUBIR NÃO SOBEM, ENTÃO JAMAIS PODERÃO EXIGIR ANO QUE VEM QUE AS EQUIPES SUBAM. ESTE ANO ERA OBRIGATÓRIO VIDEIRA E CAÇA SUBIREM, MAS NOVAMENTE MAIS UM EQUIPE NÃO SOBE...ENTÃO NÃO VENHAM EXIGIR ANO QUE VEM, PORQUE SERIA INJUSTIÇA COM OUTRAS EQUIPES.
ResponderExcluirporque não sai do anonimo para escrever??? se é de alguma equipe pq está se escondendo??? não tem motivos para isso neh??? ou será q já está falando que não vai subir antes de começar??? ENTÃO NEM ENTRA NO CAMPEONATO... SE ENTRA É PQ TEM UM OBJETIVO.... O OBJETIVO DA PRIMEIRA DIVISÃO É SUBIR PARA A DIVISÃO ESPECIAL.
ResponderExcluirNão entendi, se o segundo comentário de Ricardo Reche foi a mim, escrevi a alguns dias o comentário, dando a devida e correta explicação do motivo de a AD Videira não ter ingressado na Divisão Especial. Pois bem, se o seu segundo comentário foi destinado a mim, só queria colocar que não defendo nenhúma das equipes, mas que conheço a trajetória de muitas equipes neste estado, inclusive a sua Ricardo, sei de muitos detalhes de sua equipe acompanhei diversas partidas desta que é considerada uma das principais equipes do estado, assim também é com a ADV/Sicredi, não vejo motivos para me identificar, mas se isso te satisfaz, posso te dizer que trabalho também com o futsal no estado, não abro minha boca sem ter a certeza do que digo. Pois se tem algo que sempre considerei fundamental em minha carreira de jornalista esportivo foi a seriedade, fato que me trouxe credibilidade para poder afirmar o que acontece no esporte regional especialmente no futsal. Não devo satisfação a ninguém, e mais uma vez deixo claro que não vejo o por que da insatisfação de outras equipes que choram sem motivo. Forte abraço e boa sorte.
Excluir