NOSSO DESTAQUE!

SITE NO AR!

OLÁ Agora estamos somente no endereço: www.esportecomjorgeroberto.com.br

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SANTA CATARINA TEM OITO EQUIPES NOS ESPORTES COLETIVOS DA OLIMPÍADA ESCOLAR

Nesta terça-feira (11) começam as competições das modalidades coletivas nas Olimpíadas Escolares – 12 a 14 anos, que ocorrem até o próximo sábado (15) em Poços de Caldas (MG). As equipes masculinas e femininas que defenderão Santa Catarina no futsal, vôlei, basquete e handebol já estão na cidade mineira, e estreiam pela manhã. O chefe da delegação catarinense, professor Ademar Silva, integrante da gerência de esportes de Base e Inclusão da Fesporte, acredita que todas têm chances de brigar por medalhas.
“O Estado vem revelando grandes talentos, e prova disso são as conquistas nas modalidades individuais (foram 24 medalhas para Santa Catarina). Temos totais condições de alcançar grandes resultados também nas coletivas, e é certo que a garotada vai fazer bonito”, disse ele. As equipes que representam Santa Catarina conquistaram os títulos das respectivas modalidades nos Jogos Escolares (Jesc) – 12 a 14 anos, realizados em junho, em Lages.

Caçador é o único município que têm duas instituições de ensino defendendo o Estado. A escola Marcos Olsen, campeão no ano passado, disputa o futsal feminino, e a Dante Mosconi joga vôlei masculino. No vôlei feminino, a equipe é da escola Rodrigues Alves, de Saudades, no Oeste catarinense. O time de futsal masculino é o do Colégio Recriarte, de Camboriú, que foi vice em 2011.
No basquete masculino, a representação é do Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul, e no feminino, do La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste. E no handebol, a equipe da escola Baselisse Virmon, de São Bento do Sul, jogará o masculino, e as meninas da escola Claudino Crestani, de Palma Sola, terceira colocada no ano passado, o feminino. Em 2011, as modalidades coletivas deram sete medalhas para Santa Catarina.
O regulamento das Olimpíadas Escolares prevê algumas particularidades, como a obrigação de todos os jogadores inscritos de participar de pelo menos um quarto de jogo completo em todos os jogos, tanto no basquete quanto no futsal. No vôlei, todas as crianças são obrigadas a jogar um set inteiro, enquanto no handebol precisam disputar ao menos um tempo. Assim, todos os atletas que disputam os torneios terão participação efetiva na competição.
O vôlei ainda conta com duas outras particularidades. Não existe a função do líbero e as redes têm uma altura um pouco inferior à categoria adulta. No feminino, ao invés de 2,24m, a rede é colocada a 2,20m do chão. E no masculino 2,35m (no adulto a altura é de 2,43m).
O tempo de jogo também é inferior à categoria adulta. No basquete, os jogos terão quatro quartos de oito minutos cada, no futsal serão quatro quartos de sete minutos e 30 segundos cada e no handebol quatro quartos de dez minutos. Os jogos de vôlei, por sua vez, acontecerão em melhor de três sets na fase classificatória e melhor de cinco sets nas fases semifinal e final.

A principal novidade na edição 2012 das Olimpíadas Escolares será a formação da primeira seleção brasileira escolar. A modalidade pioneira será justamente o vôlei. Serão escolhidos pelos técnicos das categorias de base da Confederação, 18 meninos e 18 meninas que treinarão de 10 a 17 de dezembro no Centro de Treinamento de Saquarema (RJ). Os 18 técnicos medalhistas (três primeiros de cada uma das três divisões) também terão tudo pago para acompanhar os treinamentos.

Maior e mais importante competição estudantil do país, as Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte e confederações olímpicas. O governo do Estado, por intermédio da Fesporte, fornece aos integrantes da delegação catarinense passagens aéreas e terrestres, agasalho completo com duas camisetas, além de complementação alimentar.

Fonte: Fesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.

CONFIRA AS MATÉRIAS MAIS VISTAS NA SEMANA

ENTREVISTA NA RIC RECORD SOBRE O TROFÉU CRAQUES DO ESTADUAL. ACOMPANHE!

ACOMPANHE O INSTITUCIONAL DO ESTADUAL DE FUTSAL 2014