NOSSO DESTAQUE!

SITE NO AR!

OLÁ Agora estamos somente no endereço: www.esportecomjorgeroberto.com.br

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FUTSAL E VÔLEI LEVAM OURO NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES


Santa Catarina tem os melhores times escolares de vôlei e de futsal feminino do Brasil na faixa dos 12 a 14 anos. Neste sábado (15), no encerramento das Olimpíadas Escolares 12-14 anos, que reuniu por 10 dias os melhores atletas estudantis do país na cidade de Poços de Caldas (MG), a equipe do colégio Marcos Olsen, de Caçador, conquistou o título de campeã no futsal feminino e as meninas da escola estadual Rodrigues Alves, de Saudades, no Extremo-Oeste catarinense, ficaram em primeiro lugar no vôlei. O futsal masculino do Colégio Recriarte, de Camboriú, também foi à final e, pelo segundo ano consecutivo, ficou na segunda colocação.

Incluindo os esportes coletivos e os individuais, o Estado encerrou participação nas Olimpíadas Escolares 12-14 anos com um total de 28 medalhas – 15 delas de ouro. Nas modalidades coletivas, além dos dois ouro, ainda conquistou um bronze com o basquete masculino do Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul. Santa Catarina foi representada nas 12 modalidades da competição por 160 atletas de 35 municípios e 69 escolas, que se classificaram para a disputa nacional na etapa estadual dos Jogos Escolares de SC (Jesc) 12-14 anos, realizada em junho em Lages. “Há alguns anos, éramos meros coadjuvantes, mas evoluímos muito e hoje estamos entre as principais forças do esporte infanto-juventil”, observou Ademar Silva, chefe da delegação catarinense e integrante da gerência de esportes de Base e Inclusão da Fesporte.
Na final do futsal feminino, mas meninas do colégio Marcos Olsen conquistaram o bicampeonato da competição ao derrotaram o time da Paraíba por 5 a 1. Na primeira fase, os times já haviam se enfrentado e as catarinenses golearam por 7 a 2. As caçadorenses venceram as cinco partidas do torneio, marcando 32 gols e levando apenas sete. A artilheira da competição foi a pivô Elisa, que marcou 17 vezes. “Nunca imaginei que seria campeã olímpica tão nova, Estamos orgulhosas de colocar nosso Estado no lugar mais alto do pódio mais uma vez”, comemorou Elisa.
O técnico Everton Côrrea ressalta que já está preparando uma nova geração para os próximos desafios. “Algumas campeãs poderão ficar conosco por mais um tempo e passar experiência para as que vão chegar. Esse ciclo vai fazer com que o time se mantenha forte”, comentou, já projetando o próximo ano e necessidade de renovar o elenco.
Na decisão do vôlei feminino, o sexteto da escola Rodrigues Alves, de Saudades, deu um show de técnica e raça e derrotou de virada por 3x1 o Centro Educacional da Lagoa, do Rio de Janeiro, que tentava o tetracampeonato. Após o jogo, uma das atletas mais emocionadas era a atacante Cássia. “Nem acredito que somos campeãs! Antes só se falava no Rio de Janeiro, mas Saudades mostrou a cara e o ouro é nosso”, disse ela, enquanto era abraçada pelas colegas.  “Falei para as meninas que elas tinham totais condições de vencer, bastava manter o ritmo das outros jogos. Elas assimilaram a mensagem e jogaram com a maturidade que as trouxe até aqui”, comemorou o técnico Marcio Rauber.
No futsal feminino, os meninos do Colégio Recriarte, de Camboriú, tentaram o título pelo segundo ano consecutivo. Nesta vez, no entanto, esbarraram no time de Pernambuco e foram derrotados por 4x3. Em 2011, a derrota havia sido para São Paulo. Após a partida, os atletas lamentaram o resultado aos prantos. Um dos mais desolados era o pivô Gustavo. “É um momento de muita tristeza”, resumiu o garoto, considerado uma das principais revelações do torneio e que vem despertando o interesse de grandes clubes brasileiros – um deles, o Cruzeiro, de Belo Horizonte, que deverá chamará o garoto para uma bateria de testes.
Pela decisão do terceiro lugar no basquete masculino, a equipe do Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul, ficou com a medalha de bronze após vencer Pernambuco, em um jogo que só foi definido nos últimos segundos. A medalha tem um gosto especial para os catarinenses, pois na semifinal eles perderam por detalhes para Minas Gerais. “Depois daquele jogo, eu disse pra eles que o bronze iria coroar o nosso trabalho, e vamos pra casa bastante felizes”, comemorou o técnico Rafael Mueller.
A equipe feminina de basquete, do colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste, por sua vez, perdeu para o Rio de Janeiro, e ficou em quarto lugar. A armadora Luíza comentou o resultado: “Não conseguimos jogar tudo o que sabemos ao longo do torneio, mas aprendemos”, comentou a atleta.
Os meninos da escola Baselisse Virmon, de São Bento do Sul, perderam o terceiro lugar para a escola Ana Mesquita, de São Paulo. Apesar do resultado, o técnico Douglar Rufino avaliou a participação como boa. “Eles amadureceram e fizeram bons jogos”, observou.
Maior e mais importante competição estudantil do país, as Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte e confederações olímpicas. O governo do Estado, por intermédio da Fesporte, fornece aos integrantes da delegação catarinense passagens aéreas e terrestres, agasalho completo com duas camisetas, além de complementação alimentar aos atletas, como cereais e frutas, e água mineral e suco para hidratação dos competidores.

Fonte: Fesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.

CONFIRA AS MATÉRIAS MAIS VISTAS NA SEMANA

ENTREVISTA NA RIC RECORD SOBRE O TROFÉU CRAQUES DO ESTADUAL. ACOMPANHE!

ACOMPANHE O INSTITUCIONAL DO ESTADUAL DE FUTSAL 2014