NOSSO DESTAQUE!

SITE NO AR!

OLÁ Agora estamos somente no endereço: www.esportecomjorgeroberto.com.br

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PRIMEIRO TROFÉU DA OLESC VAI SAIR NA GINÁSTICA RÍTMICA

O primeiro troféu da 11ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que está sendo disputada até o próxima terça-feira (1º), em Chapecó, no Oeste do Estado, será entregue nesta quinta-feira (dia 27). A modalidade de ginástica rítmica, com equipes de nove municípios e com disputa apenas no naipe feminino, já apontou as favoritas no primeiro dia de competição e vai entregar troféu e medalhas.

Nesta quarta-feira (dia 26) também foi realizada a primeira apresentação de conjuntos e a classificatória para a decisão desta quinta-feira, quando competem as oito melhores ginastas por aparelho. Para a definição do vencedor do troféu, somam-se as notas do individual por equipe e do conjunto.

A grande estrela da modalidade é Alessandra Cunha dos Santos, de Blumenau, 11 anos, com o apelido de Pingo, que garantiu a medalha de ouro no individual geral, somando-se as duas notas, após concluídas as provas de aparelhos mãos livres e bola, da Olesc. Somou 40,200 pontos, seguida por Mariany Miyamoto, de Joinville, 10 anos, com 40,067 e Bárbara de Souza, de Florianópolis, com 38,583 pontos. A ginástica é uma das raras modalidades que, por força a faixa etária das participantes, permite atletas com idades inferiores a 13 anos na Olesc.


Boletim - Programação


No individual por equipe, Joinville ficou em primeiro com 115,058 pontos, seguido por Blumenau, com 114,550; e Florianópolis, com 102,905. Faltam a segunda apresentação de conjuntos e as oito melhores das duas provas individuais, classificadas nesta quarta-feira.

Pingo disputa a Olesc pela primeira vez e tem idade para competir também em 2012. Ela treina quatro horas por dia, de segunda a sábado. “Amo a minha rotina. Foi uma escolha pessoal e nunca mais quero parar”, avisou. "A minha família é a que mais me apóia. E os amigos também incentivam e ficam orgulhosos quando consigo bons resultados”, revelou, com naturalidade de alguém que já acumulou experiência.

Alessandra começou a praticar ginástica rítmica aos seis anos, passou a treinar em equipe aos sete, e só aos nove anos pôde entrou para as competições. A técnica da equipe, Christiane Mogk, contou como surgiu o apelido. “Ela começou muito pequena, era o meu pinguinho de gente. Hoje, ela é conhecida, em todo o Brasil, por Pingo, não pelo nome”. Diana Ávila é a técnica individual da ginasta, que tem 1m44cm de altura e pesa 34 quilos.

Apesar dos seus 11 anos, Pingo é a atual campeã estadual na categoria infantil, vice-campeã brasileira na bola e 5ª colocada no geral; foi convocada para o Sul-americano da modalidade, onde ficou em terceiro; e foi vice no Pan-americano disputado na Venezuela. Em 2010, foi campeã estadual, brasileira e sul-americana pré-infantil.

Santa Catarina tem quatro ginastas na Seleção Brasileira

A técnica de ginástica rítmica de Florianópolis, que comanda a equipe há 20 anos, Maria Helena Kraeski, é outra estrela da modalidade que brilha na Olesc. Integrante do comitê de técnicas da Confederação Brasileira da ginástica rítmica, Maria Helena lembrou que a Santa Catarina tem quatro ginastas na Seleção Brasileira, categoria adulto: Luísa Matsuo, 23 anos; Bianca Mendonça, 18 anos; Letícia Karolina Dutra, 18 anos, e Jéssica Mayer, 17. Maria Helena é técnica de Luísa, Letícia e Jéssica.

Da equipe de Florianópolis que disputa a Olesc já estão surgindo novas estrelas: Bárbara Souza, 12 anos, que foi finalista no Brasileiro de 2011; Vitória Aparecida da Silva, 10 anos; e Roberta de Medeiros, 10 anos, ambas finalistas do Brasileiro pré-infantil. Maria Helena destaca, também, a joinvilense Mariany Miyamoto, 10 anos, campeã dos jogos brasileiros, categoria pré-infantil, do Pan-americano e do Sul-americano de clubes.
Em cada naipe, e em cada modalidade, os três primeiros vão receber troféu e medalha de premiação. E os três melhores na classificação geral também serão premiados com troféu e medalha. Além disso, os três primeiros nas modalidades coletivas, nos dois naipes, estão automaticamente classificados para a versão 2012 da competição.

Nesta quinta-feira, segundo dia de disputas, começa a competição no naipe masculino de basquete, handebol e vôlei; nos dois naipes da natação; e no futsal feminino. A Olesc conta com equipes de 83 municípios, em 14 modalidades, e envolve mais de 4 mil desportistas entre atletas, técnicos, dirigentes e integrantes de equipes de apoio. O evento é disputado basicamente por alunos de 13 a 16 anos, da rede pública de ensino e de escolas particulares de todo o Estado.

Entre as disputas que ocorrem em Chapecó, o caratê, nos dois naipes, não contará pontos para a classificação geral por ser uma modalidade provisória na competição. A realização é da Fesporete, com promoção do governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Chapecó e das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.

CONFIRA AS MATÉRIAS MAIS VISTAS NA SEMANA

ENTREVISTA NA RIC RECORD SOBRE O TROFÉU CRAQUES DO ESTADUAL. ACOMPANHE!

ACOMPANHE O INSTITUCIONAL DO ESTADUAL DE FUTSAL 2014