A vitória da Espanha na decisão deste domingo contra a Holanda está na história por consagrar um novo integrante na lista dos campeões mundiais de futebol. Para completar, a Taça Fifa ganha seu sexto vencedor e supera a Taça Jules Rimet, que teve apenas cinco detentores até ficar definitivamente com o Brasil.
O atual troféu do Mundial é disputado desde 1974. Brasil, Itália, Argentina e Alemanha levantaram o almejado objeto duas vezes, enquanto França e agora a Espanha ganharam a taça em uma ocasião.
A Taça Fifa foi criada pelo escultor Silvio Gazzaniga e produzida por Milano Bertoni. O objeto mede 36,5 centímetros e é feita com 5 quilos de ouro. O peso total é de 6,17 quilos. Inicialmente, a Fifa não pretende ceder o atual troféu a uma nação de forma definitiva. Uma nova taça será produzida a partir do momento em que os espaços para o registro dos campeões forem todos ocupados.
A Taça Jules Rimet foi, em compensação, alvo de uma ferrenha luta entre os países de 1930 até 1970, quando o Brasil, campeão em três oportunidades, ficou com a versão definitiva. Uruguai e Itália ganharam duas vezes, enquanto Inglaterra e Alemanha comemoram o título uma vez.
A vitória da Espanha mantém o Brasil como o grande vencedor da história geral das Copas. A equipe canarinho ganhou o torneio cinco vezes, contra quatro da Itália e três da Alemanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.